quinta-feira, junho 30, 2011

Conto do Vento …o que é feito?

Já há muito que neste blog que não acontecia nada…nem uma leve brisa.

Tal não se justifica pois desde que fizemos o último post, já muito vento correu pelas searas, que é como quem diz, a “Conto do Vento” já se deu a conhecer publicamente. É certo, que um tal de Facebook veio tirar algum protagonismo a este espaço de acompanhamento do filme, mas isso não é caso para esquecer um canal que nos trouxe tanto e tão bom incentivo.

O nosso objectivo com este blog sempre foi o de partilhar todo o processo de criar uma estória, produzir e realizar um filme de animação, aprender com os comentários e ajudar, se possível, quem à nossa semelhança, tiver como objectivo fazer cinema (de animação e não só) cá no nosso rectângulo. Esse objectivo mantém-se e esperemos que se repita nas futuras produções. Aos que nos têm acompanhado “postenalmente”, as nossas desculpas por este longo intervalo para pipocas.

Voltemos então para a sala de cinema, começando com esse momento alto, pelos menos para nós (que já andamos há quase 4 anos com este menino nas mãos), que foi a estreia.

O festival que deu a conhecer a “Conto do Vento”, não podia ser outro senão o Festival de Avanca (Julho de 2010), uma vez, que o próprio CineClube de Avanca que organiza o festival, foi co-produtor do nosso filme.

Quem já estreou um filme numa sala de cinema sabe a sensação estranha que é a estreia…um misto de excitação e angústia, de orgulho e dúvida. Acima de tudo a sensação que o filme deixa automaticamente de ser “nosso” quando começa a sua projecção, e passa a ser de todos, tantos quanto aqueles a quem o filme tocou, admirou, questionou, assustou ou mesmo irritou.

Cada nova interpretação, cada nova questão que o filme suscita, faz-nos pensar o quão maravilhoso é sermos todos diferentes e dessa forma, aprendermos a perspectivar aquilo (que achamos) que sabemos.

Tão importante para nós como o feedback do público que tivemos de imediato naquela noite, foi a notícia da organização no fim do festival, que nos tinha sido atribuído Prémio Produção Avanca e Menção Honrosa na categoria Estreia Mundial.

Para nós foi uma ventania tal que nos deixou com os cabelos em pé ansiosos por mais espectadores e claro, mais comentários…mas isso deixemos para o próximo post.

Pois é amigos, não poderiam esperar um post telegráfico ao fim de tanto tempo de ausência pois não? Mas também não é preciso massacrar dirão vocês…e nós concordamos.

Até breve,
Os realizadores.